terça-feira, 13 de dezembro de 2011

COM AMOR
          “Jesus veio até nós a fim de ensinar-nos, acima de tudo, que o amor é o caminho para a Vida Abundante”. ( Emmanuel, no Livro “Fonte Viva”, psicografia de Francisco Cândido Xavier, item 67)

          A vida que vivemos não é diferente daquela que todos vivem. A dor campeia à solta, a aflição fere nossos sonhos, a sombra desafia a luz tentando apagar-lhe o brilho, a enfermidade promove o desconforto das criaturas, a violência provoca tragédias, a preguiça faz nascer a carência, a solidão arrasta ao desespero. Assim caminha o homem, sofrendo muito, mas desejando ardentemente o seu bem-estar.
          Jesus, o Amigo Divino, em oportunidades múltiplas ensinou-nos, com insistência, que somente o amor será capaz de erguer a criatura humana, tirando-a dos vales escabrosos da ignorância para os cumes iluminados da grandeza espiritual. E, essa tarefa hercúlea, precisa da ação forte e determinada dos seres humanos que se convenceram da oportunidade, valor e necessidade das indiscutíveis lições do Cristo.
          Assim, tendo conhecimento de que o egoísmo é a maior chaga da humanidade e o orgulho, como sendo outra não menos avassaladora, será preciso deitar demoradas reflexões, buscando com avidez os recursos do amor, esse sentimento que supera tudo e abre caminho para a vida abundante.
          Com amor, teremos forças para calar diante de uma agressão, compreendendo que aquele que ofende e esparrama a discórdia, no fundo, é alguém que por si só já sofre o bastante.
          Com amor, conseguiremos ampliar nossa paciência, objetivando socorrer quem Deus confiou à nossa guarda.
          Com amor, obteremos mais forças, coragem e determinação, ante as naturais dificuldades da vida, aquelas que desafiam as nossas pretensões e fazem amadurecer nossos sentimentos, como o calor do fogo tempera a resistência do ferro.
          Com amor, trabalharemos um tanto mais pela implantação do reino de Deus na Terra, mesmo sabendo que essa tarefa não é fácil e nem se realizará tão cedo, pois há dois mil anos foi iniciada por Jesus e até o presente momento ainda não chegou ao final.
          Com amor, seremos sensíveis às causas sociais, observando em cada criança, jovem , adulto ou idoso que esteja fora do contexto social, um irmão a ser auxiliado, atendido e respeitado.
          Com amor, não teremos dificuldades em entender que enquanto existir uma única pessoa, seguindo pelos caminhos do desequilíbrio, a paz que sonhamos e a felicidade que buscamos não obteremos, pois que a segurança estará ameaçada.
          Com amor, compreenderemos a urgente necessidade de caminharmos com o Cristo, não numa contemplação vazia, numa adoração fantasiosa, mas dando verdadeiras amostras do cristianismo praticado, aquele que nasce da humildade, da simplicidade e da real doação de si mesmo, ou seja, que surge da caridade do suor, da caridade do doar-se, muito superior e infinitamente mais valiosa daquela de dar alguma coisa.
          E, não tenhamos qualquer dúvida, todo aquele que grassar o amor na direção dos outros, terá o amor que lhe chegará das esferas superiores da vida, pois que a Lei de Deus é de compensação, conforme apregoou a palavra evangélica: “é dando que se recebe”.